Aug∴ e Resp∴ Loja Simb∴
Eterna Luz, nº 319
G∴L∴M∴M∴G∴ - R∴E∴A∴A∴


HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA ETERNA LUZ
A Loja Maçônica Eterna Luz foi constituída a partir da reunião de Irmãos Mestres Maçons interessados na organização e fundação de uma loja, adotando o Rito Escocês Antigo e Aceito.
A reunião ocorreu no dia 26 (vinte e seis) de abril de 1984, às 20:00 h, na Rua Padre Júlio Maria, nº1.067, nesta Capital.
Estavam presentes os seguintes mestres maçons: Walter Teixeira, João Martins de Paula, Ormindo Pereira de Souza, José Victor de Oliveira, Dimar Antonio da Silva, José Pedro de Oliveira, Manoel Alves de Souza, Leli da Silva Cardoso, José Dimas da Silva, Anício Paulino Fernandes, Geraldo Otacílio Ramos e Gabriel José de Faria.
Decidiram então, os irmãos acima mencionados a filiar-se ao Grande Oriente de Minas Gerais- GOMG, momento em que o irmão Walter Teixeira fez o uso da palavra e explicou a todos detalhadamente sobre a legislação da potencia acima, bem como o regulamento geral, regimentos exigidos pelo GOMG, cuja observância da Constituição era imprescindível a essa potência maçônica.
Após a explanação, foi feita a votação, sendo eleita a primeira diretoria que ficou assim composta: Venerável Mestre, o Irmão Walter Teixeira; 1º Vigilante, o Irmão Leli da Silva Cardoso; 2º Vigilante, O Irmão José Dimas da Silva; Orador, o Irmão Manoel Alves de Souza; Secretário, O Irmão José Victor de Oliveira; 1º Diácono, Irmão José Pedro de Oliveira; Chanceler, Irmão Ormindo Pereira de Souza; Cobridor, Irmão João Martins de Paula; Tesoureiro, Irmão Dimar Antonio da Silva; 2º Diácono, Irmão Anicínio Paulino Fernandes, Mestre de Cerimônia, Irmão Gabriel José de Faria, recebendo o número de registro nº 69 do GOMG.
Posteriormente, assumiram como Veneráveis Mestres, os Irmãos Milton Pereira Alves, Edson Jorge dos Santos Gomes, Orlando Dutra Nogueira, José da Silva Maia, Ronaldo da Costa Bezerra, Jorge Augusto da Fonseca, José Custódio de Oliveira.
Em abril de 2008, em um ato arbitrário do Grão Mestre do GOMG, a Loja Eterna Luz foi desligada da referida Potência, juntamente com outras lojas.
Todo o quadro da Loja reuniu-se na casa do irmão Henrique Alves dos Santos, situada à Rua Águas Belas, nº 134, Bairro Ermelinda, nesta Capital, no dia 08 (oito) de maio de 2008 e decidiram filiar-se , a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, encaminhando a Ata da Primeira Assembleia de Filiação, juntamente com o termo de compromisso e ainda com a ata de votação da nova diretoria.
Foi então publicado o Decreto nº1759 do Grão Mestrado no dia 13 (treze) de junho de 2008, passando a receber o número 319, ficando assim, formada a nova diretoria: Venerável Mestre, Irmão Gilmar de Almeida Souza; 1º Vigilante, irmão Henrique Alves dos Santos; 2º Vigilante, Irmão Fernando Júnior de Araújo Torres.
O Irmão Gilmar de Almeida Souza foi reeleito e ficou no mandato de Venerável até 2012, sendo substituído pelo Irmão Henrique Alves dos Santos que presidiu a loja de 2012 a 2014 com seguinte diretoria: Venerável Mestre, Henrique Alves dos Santos; 1º Vigilante, Hamilton Pereira Cruz; 2º Carlos Roberto da fonseca.
A nova eleição para administrar o biênio 2014/2016 ficou assim composta: Venerável Mestre, Hamilton Pereira Cruz; 1º Vigilante, irmão Carlos Roberto da Fonseca; 2º Vigilante, Irmão Giovanni Lopes Freitas.